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NEGÓCIOS
consumida no trajeto. Temos que ter políticas sérias,
ao meu ver, negociar exaustivamente e buscar parce-
rias com a gestora.
O modelo de Parque Tecnológico que desenhamos
na Agende possui rotas e plataformas para exporta-
ção e drawback, esperamos que seja levado adiante,
já estamos trabalhando com a internacionalização de
algumas empresas da Incubadora e possuimos certifi-
cado da Anprotec para operar com novos países. Na
essência, como demonstrado, precisa-se de planeja-
mento estratégico, capacitação e pessoas competen- Exportação
tes, este é o caminho que seguimos e acreditamos. como a luz no fim do túnel
José Alberto Miranda Cravo Roxo, Osmar Oliveira, Diretor da empresa 4 TRUCK.
Diretor da I-9 – Importação e Exportação e lidera
o Núcleo de Comércio Internacional da AGENDE. Com esta situação atípica que estamos viven-
O Brasil tem espaço para aumentar as exportações do, a palavra ‘’inovação’’ nunca soou tão forte e
em até 5 vezes os parâmetros atuais, com baixos necessária. E desta forma, todo o mercado teve
Investimentos, somos a porta de Ligação Aérea da que se adaptar às mudanças e aprender a fazer
América Latina com o Mundo. Temos que ter pessoas mais com menos. Estamos vendo uma mudança
comprometidas e sérias para desenvolver parcerias. O drástica em todos os comportamentos, do consu-
europeu tem um padrão cultural diferente e demanda midor, grandes indústrias e empresas de outros
seriedade nas relações. Neste trabalho que desenvolvo setores. Temos então a exportação como uma
com a Agende e especificamente com o Dr. Devanildo oportunidade para amenizar os efeitos dessa
temos conversado bastante com players internacio- crise. É hora de investir no comércio exterior.
nais. Precisamos, todavia, de segurança jurídica, para Critérios minuciosos e muito exigentes, trami-
vender, por exemplo: o projeto do Parque Tecnológico tação burocrática acabam impedindo que muitos
de Guarulhos, com alinhamento das estratégias com o negócios sejam realizados, prejudicando os co-
Prefeito Guti, e retomar o projeto que foi desenvolvido merciantes, consumidor e toda a cadeia financeira,
em acordo com a sociedade de Guarulhos. econômica e mercadológica. Para dar início ao
processo de vendas no comércio exterior, é im-
Sergio Matos, 2º Vice-Diretor do CIESP Guarulhos e Diretor da portante considerar os gastos que vão ocorrer. E a
empresa DAMAPEL primeira regra é que seu produto esteja de acordo
O maior problema é competir, no mercado inter- com as leis e valores do país. Nós aqui na 4 Truck,
nacional, com produtos de larga escala, porque esses acreditamos que o investimento na exportação
itens, na maioria das vezes, possuem concorrência seja oportunidade para diversificar o negócio
mundial. Portanto, os produtos Brasileiros, não commo- neste cenário atual, para melhorar seu produto
dities, sofrem menor concorrência e conseguem, mais diante de mercados exigentes, para observar e
facilmente, um nicho em algum outro País no mundo buscar tecnologias inovadoras e benchmarking,
globalizado que vivemos. Como iniciar esse desafio? e por último como “hedge” caso a empresa tenha
Se você não teve a sorte de alguém descobrir o seu dívidas em moedas internacionais.
produto e querer levar para outro País, o caminho fica
um pouco mais árduo mas nunca impossível. Viajando é
uma das formas de identificar nichos ou possibilidades
de exportar mas também não será fácil. Participando de
eventos de entidades de classe que organiza palestras
com o intuito de apresentar alguns mercados interna-
cionais, com o intuito de estreitando o relacionamento
e abrindo novas oportunidades. Portanto, não se isole!
Não viva só o seu mundo! Participe! Compartilhe!
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